Nome popular - Balança-rabo-canela

Nome em inglês - Hook-billed Hermit

Comportamento migratório: Sedentário.

Os sexos têm plumagem semelhante.

Medidas: Comprimento 12,2 cm. Peso 6,5 g.

Vibração das asas: 32/s

Glaucis dohrnii (Bourcier & Mulsant, 1852)

Encontrado apenas na Mata Atlântica que fica entre o Sul da Bahia e o Norte do Espírito Santo. É muito raro e considerada a espécie de beija-flor mais ameaçada do Brasil. Bastante desconfiado, foge ao mínimo ruído estranho em seu ambiente. Visita regularmente seus pontos de alimentação e defende ferozmente seu território contra outros beija-flores .

Flores da Aechmea multiflora (Bromeliaceae), bromélia de grande porte, com folhas de até 2m de comprimento. Nativa da Mata Atlântica. Uma abelha Apinae euglossini, com sua longa prosboscide também concorre pelo néctar nas pequenas flores brancas.

Libando o néctar das flores de Ananas bracteatus (Bromeliaceae), uma espécie de abacaxí silvestre, encontrado em estado nativo no Brasil  e em alguns países da América do Sul.

Visitando flores de Manettia coccinea (Rubiaceae), também conhecida popularmente como Fruta-de-papagaio. Nesta imagem, a ponta do bico fica visível e pode-se notar  a semelhança com o bico de Ramphodon naevius. Nos machos de ambas as espécies, a ponta da maxila curva-se para baixo em formato de gancho.

Visitando flores de Centropogon cornutus (Campanulaceae), arbusto herbáceo que cresce em áreas de solo encharcado da Mata Atlântica. Estes solos úmidos também são propícios para o crescimento de Heliconias e Bromélias, cujas flores também são muito cobiçadas pelo seu néctar com altas porcentagens de acúcar e que explica o fato deste beija-flor ser avistado mais frequentemente nestas áreas.