Machos cuidam dos ninhos?

 

     Até onde pesquisei, existe o consenso geral na literatura, de que apenas as fêmeas das espécies de beija-flores confeccionam o ninho, incubam os ovos e alimentam os filhotes. Porém em janeiro de 2011, na localidade de Ubatuba-SP, pude observar algo intrigante. Em um ninho da espécie Anthracotorax nigricolis, parecia que o único filhote estava sendo cuidado e alimentado por um adulto com características de um macho. Nos dois dias em que pude observar e fotografar as cenas nesse ninho nenhum outro beija-flor alimentou esse filhote.

     Nessa espécie, os sexos são diferenciados quanto à cor da plumagem (dimorfismo) e isso chamou a minha atenção. Beija-flores são descritos por apenas formarem casais temporariamente, até o macho fecundar a parceira, então o que significava isso? Seria um comportamento atípico? Perguntas difíceis de responder sem mais observações. Os machos possuem a cor azul em parte da plumagem e as fêmeas têm essa mesma parte na cor branca. Colocados lado a lado são inconfundíveis então, a incógnita ainda permanece. Não tenho explicação. 

 

Anthracotorax nigricolis alimentando um filhote. A plumagem com tons azuis na garganta sugere tratar-se de um exemplar macho. Foto  em sequência 1 / 3.

 Nesta foto, a plumagem característica de macho fica mais evidente.Foto  em sequência 2 / 3.

 

 

E o beija-flor volta a alimentar o filhote.. Foto  em sequência 3 / 3.

Esta foto foi adicionada apenas para referencia. Trata-se de um outro ninho em Morretes-PR e mostra claramente tratar-se de uma fêmea da mesma espécie alimentando o filhote. Reparar a cor branca no prolongamento da base do bico ao peito da ave.

Algumas encruzilhadas não estavam no mapa!