Nome popular - Beija-flor-de-peito-azul

Nome em inglês - Sapphire-spangled Emerald

Comportamento migratório: Pequena migratória.

Os sexos têm plumagem semelhante.

Medidas: Comprimento 9,5 cm. Peso 4,2 g.

Vibração das asas: 33/s

 

 

 

 

Macho adulto

Imaturo (filhote), sexo indeterminado.

Encontrado em quase todo território nacional, menos na região Amazônica e no extremo sul. Pode ser encontrado na região Norte do Paraná durante o ano todo. Muito competitivo com todas as outras espécies e com a própria.

 

Amazilia lactea (Lesson, 1832)

Fêmea adulta

Como os sexos tem plumagem semelhante, é difícil diferencia-los, mas esta foi observada sendo cortejada por outro beija-flor. A.Ruschi descreve a fêmea da espécie, como possuidora de cores mais pálidas quando comparada aos machos e pelo menos neste exemplar, parecia ser o caso. Então, pelo comportamento passível durante a côrte e plumagem coincidente com aquela descrição, deduzo ser uma fêmea.

Acima,o beija-flor e as flores de Barleria cristata (Acanthaceae) e à direita as flores do Hibiscus rosa-sinensis (Malvaceae).

Estes dois exemplares (sexo indeterminado) são ainda bastante jovens. O da esquerda era recém saido do ninho, provavelmente em seu primeiro voo. Sua plumagem já é muito parecida com a dos adultos, mas com certa irregularidade na cor azul-roxa da garganta e certa palidez, típica das fêmeas. O exemplar acima exibe uma plumagem um pouco mais escura.